terça-feira, 30 de outubro de 2012

Manifestações do Ego


[...] "Quem vive o Espírito por excelência silencia quando a vaidade pede para falar, e fala quando todos os princípios de defesa pedem para calar". [...]

Benjamin Teixeira de Aguiar
Palestra - 21 de outubro de 2012

Por Sergio Santana

No trajeto evolutivo que o ser humano percorre em busca de seu aprimoramento, identificamos as diferentes fases de desenvolvimento referentes à manifestação do ego. Inicialmente, vive sem motivações próprias, atendendo muito mais às necessidades do grupo a que pertence. Depois, posiciona-se de modo mais claro quanto à sua afirmação pessoal, o que se reflete em sua ardente busca pelo poder. Na fase seguinte temos o cálculo dos interesses, em que o indivíduo faz uma avaliação meticulosa sobre o que pode ganhar com esta ou aquela iniciativa. E, finalmente, vive o homem em função do Espírito, pautando sua existência no atendimento ao seu ideal, à sua vocação, e às mais nobres aspirações.

Em que fase nos achamos? Identificá-la é importante para descobrir se nossa rota precisa ser corrigida ou apenas mantida. O destino da viagem, contudo, já sabemos. Trata-se de nossa plenitude, de nossa felicidade.

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 21 de outubro de 2012.
Veja a ilustração em vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário