segunda-feira, 2 de junho de 2014

Aproveitando a crítica

Por Sergio Santana

“Suporta a crítica injusta que te dirigiram. Se já avaliaste qual seria a parte construtiva da acusação, em tua interpretação do ocorrido, releva e segue, absorvendo o que for útil, descartando, sumariamente, o que não for.” (*)

Nossas atitudes estão sempre expostas à apreciação de terceiros. O que dizemos, o que escrevemos, como pensamos, nossa postura perante os acontecimentos da vida, tudo isso gera repercussões na esfera de nossos relacionamentos. E seguimos assim, aprovados por uns, reprovados por outros, na delicada experiência de lidar com a opinião alheia.
Diante da crítica que nos seja endereçada tentemos extrair o conteúdo benéfico ao nosso aprendizado. Mesmo aquelas que carregam o tom condenatório podem nos propiciar adubo fértil às nossas realizações. Quanto à sua parte tóxica? Esta reservamos ao lixo, deixando-a aos cuidados da reciclagem do tempo.

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 25 de maio de 2014.

(*) Trecho da mensagem Na sintonia da paz (perante episódio de crítica injusta), Benjamin Teixeira de Aguiar pelo Espírito Gustavo Henrique


Veja a ilustração em vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário