terça-feira, 16 de setembro de 2014

O bem que nutre a nossa alma

Por Sergio Santana

“O passado nos assombra e assoma-se à consciência, qual figura fantasmagórica. Permitamos que ela se dissipe, sem nos perturbar, através do exercício de focarmos nossa atenção em assuntos do bem-fazer ao semelhante, em qualquer sentido: profissional, familiar ou mesmo caritativo-espiritual.”(*)

Fantasmas do passado têm lhe assombrado os dias? A culpa e o remorso por erros cometidos em tempos idos costumam perturbar a sua paz? Diante de quadro psicológico tão conturbado, o que pensa em fazer? Que estratégias pretende programar para se sentir em paz e feliz?

Certamente, a melhor alternativa não passa pela autocomiseração, muito menos pela paralisia, por nos julgarmos impossibilitados de reparar o mal que tenhamos feito. A medida mais acertada para retomarmos a rota da felicidade, que não constitui um direito, mas um dever de todos nós, é estarmos dispostos a compensar o prejuízo causado com todo o bem que esteja ao nosso alcance, o bem que nutre a nossa alma, o bem que nos aproxima de Deus.  

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 7 de setembro de 2014.


(*) Trecho da mensagem “Exorcizando os fantasmas do passado”. Benjamin Teixeira de Aguiar pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Veja a ilustração em vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário