segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Amadurecimento

Por Sergio Santana

“As dificuldades são inevitáveis, mas muitas tragédias e mesmo desastres pessoais de menor monta poderiam ser contornados, se os indivíduos buscassem amadurecer.” (*)

Quando falamos em amadurecimento do indivíduo desejamos fazer referência à conquista pessoal dos recursos que permitam à criatura uma melhor administração de sua existência, assim como à aquisição de habilidades que lhe propiciem uma interação mais saudável com os irmãos de destino.

À medida que nos tornamos mais maduros, problemas que antes nos atormentavam agora são enxergados como obstáculos que apenas nos exigem um pouco mais de trabalho e paciência. Todavia, amadurecer é um desafio e, convenhamos, nossa sociedade não nos estimula nesse sentido. Expandir os potenciais mais nobres é tarefa que nos pede alta quota de boa vontade e esforço persistente, mas, sem dúvidas, os resultados a médio e longo prazo compensam cada gota de suor ou lágrima que tenhamos derramado.


Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 7 de dezembro de 2014.


(*) Trecho de Espiral dialética – Não procrastinando o projeto da própria felicidade, Benjamin Teixeira de Aguiar pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Veja a ilustração em vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário