terça-feira, 5 de maio de 2015

Dias melhores

Por Sergio Santana


“Nunca creia totalmente nas insinuações do pessimismo. Pessimismo nada tem a ver com realismo. Existe uma ideologia falsa, que pervaga fortemente em algumas nações, entre elas o Brasil, de que tudo está cada vez pior. Isso é uma estultícia sem tamanho.” (*)

Você acredita que tudo só tem piorado? Que vivemos dias cada vez mais difíceis? Que temos razões de sobra para lamentar por “aqueles” tempos que não voltam mais? Perdoe-nos por decepcioná-lo, mas isto não é verdade. Contra a fala vazia e improdutiva dos que só reclamam, temos os fatos, que só não estarão bem visíveis para aqueles que não têm “olhos de ver”.

Indo ao dentista, agradeça pela anestesia que ainda não completou nem dois séculos de existência. Quando se sentir incomodado com o mau cheiro de um encanamento defeituoso, pense nos dejetos sendo jogados pelas janelas em cidades europeias da idade média. Partidas de futebol lhe soam violentas demais? E o que dizer dos espetáculos sangrentos da época dos gladiadores? Por fim, pense conosco: qual é a característica marcante das pessoas de sucesso? Certamente, não é o pessimismo.


 Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 26 de abril de 2015.

(*) Trecho de “Trágica e milenar perversão do Cristianismo”, Benjamin Teixeira de Aguiar pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Veja a versão em videomensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário