quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Aspirações mais altas

Por Sergio Santana

“Ser humano é ser um híbrido transitório entre a condição animal e a angelical, de modo que cabe a cada um, respeitando o estágio evolutivo personalíssimo em que se encontre, favoreça a sua face-anjo, educando todos os ímpetos primais, em função da centelha divina que habita seu mundo interior, sua verdadeira identidade.”(*)

O ser humano é movido pelo impulso de satisfazer as suas diversas necessidades. Para grande parte das pessoas, as exigências naturais do corpo aparecem no topo da lista de suas metas: comida, sexo, repouso… Outra parcela significativa dos contingentes humanos situa seus maiores interesses no terreno extenso do ego. Desejam, basicamente, o poder, que se expressa nas mais diferentes modalidades: posse, controle, prestígio, fama…

Se conhecemos bem nossa condição humana, não alimentamos a ilusão de que poderemos de todo nos alijar de tais premências. Todavia, lembremos do imperioso dever em galgar os degraus do progresso que a nossa atual condição evolutiva já nos permita. Deste modo, busquemos pelas aspirações mais altas que nos dignifiquem o espírito. Vivamos, então, a espiritualidade genuína, conquistada pela disciplina diária da prece e pelo esforço permanente por nos fazermos progressivamente mais úteis àqueles que a Divina Providência enviou-nos como companheiros de viagem terrena.


Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico
em 2 de agosto de 2015.

(*) Trecho de “Instintos – controle e abuso

Benjamin Teixeira de Aguiar por Espíritos incógnitos

Veja também a versão em videomensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário