terça-feira, 14 de março de 2017

O caminho do equilíbrio



Por Sergio Santana

Desvista-se de toda pretensão, de todo prurido de supremacia, de superioridade, de todo desejo de parecer melhor ou maior, e, ao mesmo tempo, preserve o impulso de crescimento, progresso e realização espiritual, e atingirá o plano de equilíbrio profundo que sugerimos existir, a verdadeira plataforma da felicidade. (*)

Equilíbrio! Eis a norma de conduta que deve pautar nossas existências. Se não lhe atribuímos o devido valor, vivenciando-o conforme nossa condição evolutiva já o permita, corremos o risco de nos precipitarmos nos perigosos desfiladeiros que se contrapõem:  o do excesso e o da carência.

Há quem se entregue ao desgoverno dos sentidos, inclusive por meio do uso do álcool e das drogas, assim como existe considerável contingente de mentes viciadas na acomodação mórbida da apatia, preocupando-se apenas em atender aos impulsos mais basais de sobrevivência. Qualquer um desses caminhos leva o indivíduo para longe do essencial, atraindo para si angustiante vazio. Reflitamos com cuidado sobre o propósito que nos trouxe à presente vida física e facilmente reconheceremos em nossas atitudes equívocos que nos exigem reparação imediata e enérgica.

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 5 de março de 2017.

(*) Trecho de “Verdade da alma”

Benjamin Teixeira de Aguiar 
pelo Espírito Irmã Brígida

Nenhum comentário:

Postar um comentário