quinta-feira, 30 de maio de 2019

A imprescindível disciplina




“O que não é administrado com critério degringola para o caos e dele para a morte. Não o caos no sentido criativo, mas o caos que não propele a uma ordem mais elevada e sim à destruição de todo o sentido de propósito.”

Trecho de: “Disciplina”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia
----------------------------

A imprescindível disciplina
por Sergio Santana

Educar constitui compromisso dos mais difíceis, sobretudo pelas demandas atuais da esfera profissional que absorvem expressiva parcela de tempo e energia das pessoas. Como consequência, um reduzido contato com as crianças no lar pode gerar em pais e mães uma postura menos disciplinadora e mais condescendente, seja por não desejarem “desperdiçar” as poucas horas de que dispõem junto a filhos e filhas, seja pela falta de disposição física e mental para lidar com “esse tipo de problema” ao final de um dia extenuante de trabalho.

Se Deus nos concedeu a honrosa tarefa de educar, com o gravíssimo mister de cooperar para o crescimento e a felicidade de outra criatura, compreendamos que a disciplina é ferramenta imprescindível. O jovem precisa desenvolver e efetivar nas ações de cada dia a consciência quanto à posição que ocupa no mundo, o sentido de responsabilidade perante seus mais sérios e intransferíveis deveres.

Reflexão propiciada na palestra de Benjamin Teixeira de Aguiar - Instituto Salto Quântico, em  12 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário