segunda-feira, 29 de julho de 2019

Cobranças



Rispidez, crítica e cobrança excessiva para com os outros indicam, normalmente, traço de almas que se julgam mais do que são. A presunção toma ares diversos: de dignidade ferida, de pseudo-idealismo, de desejo de acertar além do necessário ou mesmo do possível, de vítima injustiçada, de deter direitos em acréscimo, em relação aos dos semelhantes.

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Temístocles

Cobranças
Por Sergio Santana

Nós, seres humanos, temos uma tendência bastante comum em fazer cobranças a colegas, amigos, familiares, pessoas de nosso convívio. Verbalizando ou não, costumamos exigir das pessoas esse ou aquele posicionamento, essa ou aquela atitude que, de nossa perspectiva, julgamos ser a mais correta e devida.

Estejamos cônscios(as), todavia, de que a melhor atitude de cobrança é aquela que adotamos diante de nosso próprio comportamento. A crítica só assume legitimidade quando dirigida, primeiramente, a nós mesmos(as). Reflitamos sobre o modo como desejamos marcar a nossa conduta perante a vida e nos façamos, assim, mais aptos(as) a viabilizar o progresso íntimo.

Texto produzido a partir da palestra de Benjamin Teixeira de Aguiar
14 de julho de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário