terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Clarões de incêndio



“O que é essencial, o que é urgente, o que é prioritário? (Três coisas completamente distintas) Está perdendo tempo com urgências, apagando incêndios, e descurando-se do fundamental? Aproveite, deste modo, o momento da turbulência, para checar todos os “comandos de bordo”, avaliando se está no caminho certo, se está caminhando do modo certo, e com as companhias e os recursos apropriados aos fins em vista.”


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Temístocles

-------------------

Clarões de incêndio
por Sergio Santana

Adotar a filosofia de vida baseada em “apagar incêndios” é atitude perigosa que põe nosso melhor aproveitamento existencial em cheque. Claro que as situações de emergência nos pedem ação imediata, mas agir apenas em tais circunstâncias dramáticas revela que podemos ser portadores(as) de considerável grau de relaxamento diante de nossos deveres de cada dia.

Meditemos com cuidado sobre nossas responsabilidades perante situações e pessoas à nossa volta. Observemos se a geratriz dos incêndios em nossas existências não é justamente a falta de atitude em meio aos desafios fundamentais da vida, ainda que em tais momentos não haja fogo nem fumaça, propriamente.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar,
em 15 de dezembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário