segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

O espetáculo da dor



“A lucidez necessariamente é otimista. O indivíduo lúcido enxerga o mal, para governar os próprios passos na direção do bem.”


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

-------------------

O espetáculo da dor
por Sergio Santana

É bastante curioso notar o quanto somos atraídos(as) pelo espetáculo da dor. Muitas vezes, lamentavelmente, nos impressionamos muito mais com o sofrimento que observamos em torno, do que com as maravilhas diversas que compõem o quadro da existência. A morte sangrenta de Nosso Mestre e Senhor Jesus, por exemplo, nos oferta significativo exemplo de tal fenômeno, ao compreendermos que as sevícias que sofreu, bem como sua crucificação, foram permitidas pela Luz Divina a fim de que a Mensagem Crística rompesse a dureza dos corações humanos e sobrevivesse ao tempo.

Assim, dediquemo-nos ao exercício de observar as ocorrências da vida sem nos atermos excessivamente aos seus aspectos dolorosos. Sim, a dor existe e não deve ser ignorada, mas que não deixemos de notar as variadas manifestações da sabedoria, do belo, da ética, da elegância... da Espiritualidade que nos confere um propósito sublime, conclamando-nos, dia a dia, a sermos mais e mais felizes.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar,
em 5 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário