segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Para errar menos



“O foco, obviamente, precisa ser o acerto. Todavia, para elevar o grau desse acerto, imprescindível enxergar, em minúcias e em perspectiva ampla, onde, como e com quem os equívocos estão ocorrendo. Tal diretriz filosófica deve ser aplicada em todos os âmbitos da existência, mas mormente, porque de visceral relevância, no trabalho de autorreforma, a partir do esforço constante de autoconhecimento.”

Trecho de: “Erro e acerto”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Temístocles

-------------------

Para errar menos
por Sergio Santana

Muitas vezes incorremos em erros lamentáveis ao nos prestarmos a avaliar pessoas e instituições sem que tenhamos nos inteirado, suficientemente, acerca daquilo que observamos. Tal comportamento revela que estamos com sérias deficiências a serem corrigidas, sobretudo nos quesitos da coerência e da responsabilidade.

Para errar menos na apreciação de atitudes alheias, devemos nos dedicar ao conhecimento mais aprofundado de nós mesmos(as). Compreender melhor nossas carências, limitações e inclinações, é fundamental para alcançarmos o estabelecimento de uma conduta mais responsável, coerente e justa.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar, realizada em 29 de agosto de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário