segunda-feira, 19 de outubro de 2009

REFLEXÃO SEMANAL 59

Por Sergio Silva Santana

Muitos consideram que sorrir e agir com gentileza, mesmo diante de alguém com quem não se tem afinidade, é um ato que caracteriza um indivíduo “falso”. Se por um lado devamos reconhecer a importância de se dizer verdades necessárias em momentos oportunos, é nossa obrigação também compreender a justa e correta utilização do verniz social, como forma de suavizar relações em que os atritos não teriam caráter construtivo. Pessoas que dizem o que pensam a todos e a qualquer hora não são sinceras, são desequilibradas, desajustadas.
Há pessoas naturalmente centradas, circunspectas, que não deixam de dizer o que pensam por estarem preocupadas com a forma como serão encaradas, mas por entenderem que a circunstância pede o recato e o silêncio. Trata-se então de um comportamento que busca primar pela educação e não de uma atitude de quem está dissimulando com o intuito de enganar.


Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico em 18 de Outubro de 2009.

2 comentários:

  1. Anderson Muniz de Santana19 de outubro de 2009 às 07:22

    Sérgio, parabéns pela iniciativa do blog. Realmente está muito bom e merece novamente meus aplausos (então ouça ai minhas palmaskkkkkkk)
    Bem... estava lendo a mensagem de Aline hoje e aí vi o link e entrei. E comecei a pensar no auto-amor, no desafio de nos aceitar e de ir nos transformando em alguém mais focado em sentir e dar Amor. Rapaz esta reflexão sua sobre o "verniz social" como elemento necessário me fez pensar o seguinte: se na minha prática de vida eu procuro dar o que tenho de melhor em mim - se persigo seguir o que Jesus nos estimulou: "Amar o próximo como a si mesmo". Que contribuição eu dou ao próximo e a mim mesmo ao agir de maneira grosseira porque não tenho afinidades com a pessoa? Qual o problema em se cumprimentar educadamente e seguir adiante se estivermos em um mesmo espaço de convívio social?Portanto, agir educadamente nesta situação é um exercício que nos desafia a procurar manter-se fiel aos princípios de distribuir "o melhor" que temos dentro de nós...mesmo que a pessoa com a qual estamos em contato de alguma forma nos desperte as áreas em que somos levados a ter contato com os sentimentos mais desagradáveis nos pondo em contato com nossos sentimentos mais perturbadores.

    Deus o abençoe e o ilumine!!
    Confiando-o a nossa mãe Maria Santíssima
    Uma semana de muita sabedoria e paz!

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigado, Anderson, por suas palavras gentis que me estimulam a procurar fazer cada vez mais.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir