sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Pensando sobre o amor




Por Sergio Santana

O próximo mais próximo é o si mesmo. Portanto, ao Jesus dizer: “Amar ao próximo como a si mesmo”, como regra fundamental de espiritualidade, fazia alusão direta à necessidade do zelo de si, da autoestima, do autorrespeito, do autocuidado.” (*)

Pensemos sobre o amor. É, sem dúvida, um assunto bastante explorado. Surge na música, na poesia, no cinema... O que poderíamos então falar sobre este que é considerado o sentimento mais nobre do ser humano? A proposta é meditarmos sobre as pessoas que nos amam, e aqui vai uma pergunta com o intuito de fomentar essas reflexões:

Quem disse que aquele que muito nos ama está com a razão a respeito de como devamos agir?

Certamente essa pessoa está movida de boa intenção, deseja o nosso melhor, mas, vejamos o exemplo de uma mãe que tenta de todos os modos persuadir seu filho a cursar medicina, quando o jovem sente que sua vocação está na área do magistério. Pensemos nisso. O amor que as pessoas nutrem por nós deve ser recompensado com toda a nossa gratidão, mas o que determina o caminho que seguiremos na vida é a nossa consciência e o nosso coração.

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 26 de outubro de 2014.

(*) Trecho de Diálogo sobre o amor do próximo, Benjamin Teixeira de Aguiar pelo Espírito Eugênia-Aspásia



Veja a ilustração em vídeo.


Conheça nosso blog.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário