quinta-feira, 9 de abril de 2015

Quem está com a razão?

Por Sergio Santana

Algumas pessoas estão dispostas a qualquer pacto com as trevas para manterem amizades desgastadas e inviáveis, casamentos destruídos e contatos com a parentela consanguínea sem metas e moral partilhadas.” (*)

O fato de sabermos que alguém nos quer bem não significa que devemos lhe dar razão quando nos aponta caminhos ou apresenta suas opiniões a nosso respeito. No momento de refletir sobre sugestões que recebamos, o mais importante não é considerar o grau de proximidade que tenhamos com uma pessoa, mas focar no real valor daquilo que nos é proposto, meditando sobre seus efeitos a médio e longo prazo.

Estejamos atentos para uma realidade facilmente perceptível nos relacionamentos humanos: amigos, familiares, cônjuges, podem nos fazer muito mal, mesmo jurando para si mesmos, e sendo sinceros nesta expressão dos sentimentos, que estão desejando o melhor. Sem aprofundado autoconhecimento não saberemos o que realmente é bom para nós mesmos. Que diremos então do outro que, mesmo muito próximo, nos conhece tão pouco?


Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 5 de Abril de 2015.

(*) Trecho de “Combatendo preconceitos, focando o respeito, Benjamin Teixeira de Aguiar pelo Espírito Eugênia-Aspásia.


Veja a ilustração em vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário