quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Convites ao crescimento


Por Sergio Santana 

“Não há muito que se dizer à criatura que não pretenda enfrentar, com esforço e continuidade, seus problemas, encarando-os como instigantes convites da vida ao crescimento e ao aprendizado.” (*)

 Problemas fazem parte da rotina de qualquer indivíduo, não importando idade, sexo ou classe social. Sem dúvidas, há aqueles que os enfrentam em maior frequência e intensidade, enquanto outros desfrutam de maior tranquilidade em seus dias. Meditemos sobre a finalidade das provações em nossas vidas.
As situações problemáticas a que somos chamados a resolver devem ser encaradas como exercícios destinados ao nosso adiantamento, ou ainda, testes que avaliam nossa capacidade de ascender a níveis mais altos de maturidade. Desenvolvemos aptidões para mudarmos de “ano” na escola da existência, na medida em que conquistamos as habilidades necessárias para encarar “matérias” de estudo mais complexas. Nesse processo educativo, alguns se exercitam mais, outros negligenciam suas tarefas. Ambos estão aprendendo, mas em ritmos e com resultados a médio e longo prazos bem diferentes.

 Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico
 em 11 de outubro de 2015. 

 (*) Trecho de “Rápida aula da diva grega” 

Benjamin Teixeira de Aguiar 
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário