terça-feira, 22 de março de 2016

O que é felicidade?



Por Sergio Santana

“A dor se contrapõe basicamente ao prazer, não à felicidade. Ser feliz pode, em muitos momentos, incluir desprazer, desconforto, como o esforço disciplinar de estudar, trabalhar nos aspectos menos satisfatórios de nossas ocupações profissionais, na elaboração de conflitos interpessoais ou intrapessoais.”

O que é felicidade? Que características podemos identificar em pessoas que se consideram felizes? A tais perguntas pode alguém rapidamente responder: Bem, felicidade é estar alegre, é ter motivos para sorrir, é não precisar enfrentar o sofrimento, não experienciar a dor… Acreditamos que essa não deva ser uma compreensão muito rara de se encontrar no seio de nossa sociedade, mas ela expressa um erro grave de entendimento da vida e seus fluxos.

Entendamos que é possível encontrar sonoras gargalhadas em hospícios. Estariam ali todos tão felizes? O sofrimento, vivenciado em dados períodos da existência, é parte intrínseca dos processos de amadurecimento da personalidade. Que seria de nós, do mundo, sem os estímulos que a dor nos traz? Consciência do dever cumprido, espírito de serviço, alinhamento com Deus e com as Forças que O representam. Isso é felicidade!



Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico
em 13 de março de 2016.

(*) Trecho de “Dor e felicidade”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário