quarta-feira, 10 de maio de 2017

Otimismo no caos



“Não desista de seu projeto de ser feliz, mas encare a realidade como ela é, a fim de que possa superá-la e amoldá-la, dentro do possível, ao retrair seus aspectos indesejáveis e ativar ou mesmo construir os que considere almejáveis.”


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia


Otimismo no caos

Por Sergio Santana

Sermos otimistas diante de provas que atravessamos é sinal de inteligência e pensamento pragmático, já que, no fundo, não há nenhuma outra alternativa viável. Ou acreditamos na solução das nossas pendências, prevendo bons resultados para nossos intentos, ou teremos que nos satisfazer com a visão contraproducente do pessimismo, a nos introduzir, progressiva e paulatinamente, nas ondas do cinismo paralisante.

Ao facearmos o caos como desafio de nosso momento evolutivo, lembremo-nos de que não estamos perdidos, largados em meio às forças da desagregação. Em tais experiências de confusão de ideias e sentimentos, procuremos elevar nossa visão, nossa capacidade de intuir e, deste ponto mais amplo de observação e sob a assistência do Alto, poderemos então, em meio à balbúrdia estabelecida, divisar a ordem implícita, em níveis mais complexos de expressão.  

Reflexão propiciada na palestra de Benjamin Teixeira de Aguiar, em 30 de abril de 2017.


Acompanhe-nos no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário