terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Estagnação ou ascese




“Como pode ser confortável não inovar, nem se transformar ou criar, inviabilizando, assim, a autorrealização e a própria felicidade?”


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Temístocles

----------------------------

Estagnação ou ascese
por Sergio Santana

No terreno de Espiritualidade é que o ser humano costuma cometer graves injustiças. Acredita na ciência, confia na economia, não duvida da engenharia... Mas, quando o assunto diz respeito ao eixo fundamental de sua vida, a pessoa encontra (e cria, muitas vezes) todas as razões para duvidar, abrigando em seu íntimo suspeitas que, pouco a pouco, acabam por lhe envenenar a alma.

A legítima Espiritualidade conclama o indivíduo ao esforço persistente de mudança, o que representa um grande desafio para aqueles(as) que se fazem refratários(as) aos constantes estímulos da evolução. Meditemos, assim, acerca do que realmente desejamos: a estagnação insalubre de nossa zona de conforto? Ou a caminhada íngreme da ascese espiritual e suas compensações em medidas transbordantes?

Reflexão propiciada na palestra pública de Benjamin Teixeira de AguiarInstituto Salto Quântico, em 7 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário