quarta-feira, 22 de julho de 2020

Ação pelo Bem


“Cuidado com a ideia pseudodigna de seguir os ‘bons costumes’, que representam uma moral vigente em segmentos conservadores da sociedade, moral essa condicionada a valores circunstanciais de cultura, época, local e povo específicos. 
Prefira, em contrapartida, respeitar os costumes do bem, padrões de conduta referenciados por princípios universais e intemporais que defendem o direito à vida, à dignidade e à felicidade de todas as pessoas.”


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia
-------------------

Ação pelo Bem
por Sergio Santana

É muito comum o ser humano enxergar-se como uma “pessoa de bem”. O uso desse termo, inclusive, tem se difundido bastante nos últimos tempos. Mas, qual será o seu significado mais profundo? Temos clara noção do que ele representa? Pensar sobre isso pode nos ajudar em nosso compromisso verdadeiro com a automelhoria.

Palavras que não se efetivam em ações são vagas e infrutíferas. Nosso comportamento, por outro lado, abalizado pela qualidade dos frutos que produzimos, é o que define realmente nossa melhor sintonia. Portanto, provemos que somos do Bem - para nós mesmos(as), não para os outros - pelo empenho permanente em favorecê-lo em torno de nós, quanto esteja ao nosso alcance. 

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar.
24 de maio de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário