sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Reflexões sobre a autoestima


“Mente sã, em corpo são”, disse o sábio da Antiguidade grega, o inesquecível Platão. Tente vivenciar este ideal de equilíbrio e totalidade, prezado amigo, mas mantendo em mente, com vigor, a escala das prioridades na ordem correta: o Espírito eterno em primeiro plano; o corpo como um instrumento precioso, mas assessório, de que se deve tomar conta para que cumpra os fins a que se destina o veículo material de vida: servir para o trabalho, estudo e interações que o Espírito realizará, no decurso de tempo que a aparelhagem carnal propiciar-lhe, no âmbito físico de Vida.

Trecho de: “Controvérsia sobre Cuidados com o Corpo (Opiniões de Três Autores)”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelos Espíritos Irmão Chico e Gustavo Henrique

-------------------

Reflexões sobre a autoestima
por Sergio Santana

Ao falarmos sobre autoestima é comum pensarmos em estética ou nas questões relacionadas ao sexo. Sabemos que o corpo é abençoado veículo orgânico a nos permitir a manifestação de nossas almas no mundo físico, e que o sexo é expressão saudável e importante da condição humana. Entretanto, precisamos igualmente compreender que existem a dimensão emocional, a mental e a espiritual – esta última relacionada ao que somos em essência.

Nesse sentido, a autoestima pode e deve também ser pensada em relação às nossas vocações, aos nossos propósitos mais nobres, nossos ideais. Compreendamos que ninguém poderá se sentir bem consigo mesmo(a), em termos profundos, se não atender, como lhe seja possível, aos reclamos do essencial, a se manifestar nos diversos departamentos de nossas almas.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar, realizada em 31 de janeiro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário