sexta-feira, 11 de junho de 2021

Submissão e fuga



“Cabe a cada um(a) de nós fazer a escolha continuada pelas faixas psíquicas do bom senso e da boa vontade, colocando o comboio de nossas existências nos trilhos da paz e da felicidade, em caráter profundo e duradouro, porque fundamentado no reto cumprimento dos deveres que nos são apontados pela consciência.”

Trecho de: “Felicidade e responsabilidade”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

-------------------

Submissão e fuga
por Sergio Santana

Costumam ser numerosas e variadas as interações que entretecemos no dia a dia, o que nos possibilita encontrar, não raro, um certo padrão de comportamento caracterizado por uma, digamos, submissão voluntária. São aqueles(as) de nós que optamos frequentemente pelo silêncio, ainda que chamados(as) pela consciência e pelas circunstâncias a adotar um posicionamento claro diante de um determinado fato.

Estejamos alertas! Se dispomos de liberdade suficiente para nos expressar e agir ao nosso modo e mesmo assim preferimos nos curvar às escolhas e vontades alheias, perceberemos que, em verdade, estamos fugindo de nossas responsabilidades, assumindo débitos perante a Vida e a própria consciência.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar, realizada em 9 de maio de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário