terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Substituindo a reclamação



Por Sergio Santana

“Em vez de reclamar que alguma coisa esteja ruim, veja o que, em termos práticos, 
pode fazer para resolver a questão. Senão, verifique de que modo pode se compensar pela frustração que o entristece. Note o lado belo da vida, os aspectos positivos, os favores, 
os benefícios com que a vida o brinda. Saia de si e observe a dor e a carência dos outros, 
e vai reconhecer como é feliz e não percebia.” (*)

Motivos não faltam nesse mundo para os que apresentam tendência a se julgarem vítimas, sejam de pessoas ou circunstâncias. Quem já alcançou algum nível de amadurecimento psicológico, todavia, consegue reconhecer o quanto é contraproducente tal postura por inviabilizar processos importantes de aprendizado e crescimento. Ninguém que se sinta o “coitadinho” pode realizar o que a consciência lhe pede, já que fez a escolha pela reclamação, em detrimento da ação deliberada no sentido de resolver suas pendências.

Assim, trabalhemos por enxergar os eventos mais difíceis de nossa passagem pela Terra com os olhos da lucidez. Podemos nos somar à grande massa dos cultuadores da lamentação inoperante, ou assumir efetivamente nossas responsabilidades, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para superar a crise que hora atravessamos. Lembremos: a Misericórdia Divina não nos nega o amparo necessário, mas, com finalidade educativa, não remove os obstáculos que podemos vencer por meios próprios.



Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico
em 20 de dezembro de 2015.


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário