terça-feira, 10 de maio de 2016

Ego machucado… ensejo ao amadurecimento



Por Sergio Santana 

“Não te deves entregar a posturas abusivas de terceiros, ainda os mais amados. Entrementes, feita a defesa justa e a exposição de teus motivos e pontos de vista, frenando o processo de manipulação ou vampirização, ataque ou assalto a teus sentimentos e valores mais subidos, tranquiliza as defesas do ego, baixando-as, para que não levantes barricadas às manifestações do coração.” (*) 

Seja no trato com familiares, ou nas interações que vivenciamos com amigos, irmãos em ideal, colegas de trabalho, estudo ou lazer, devemos, quanto possível, vigiar nossas motivações mais profundas, a fim de não cairmos na grave falha da conduta manipuladora, muitas vezes levada a efeito de modo inconsciente. De igual maneira, é necessário defender-se contra eventuais posturas de manipulação (também originadas inconscientemente, na maioria das vezes)
daqueles que compõem nosso círculo de relações. 

Em assunto de tal relevância muito teremos a ganhar se contarmos ao nosso lado com pessoas inteligentes, maduras e com disposição suficiente para nos alertar sobre comportamentos indevidos, seja em relação a elas próprias ou a terceiros. Amor e fraternidade expressam-se no desejo sincero de fazer bem ao outro,ainda que por meio de advertências
firmes e verdades que machuquem o ego. 


Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico,  
em 1º de maio de 2016. (*) 

Trecho de “Em casa”

Benjamin Teixeira de Aguiar 
pelo Espírito Gustavo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário