quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Equilíbrio em tudo



Por Sergio Santana

O equilíbrio reside no respeito ao princípio da totalidade do ser, de forma que os elementos que a compõem sejam orquestrados harmonicamente e, sobretudo, em função de um Propósito Maior de vida. (*)

O bom senso, o sentimento de dever cumprido, o bem-estar físico e psicológico, enfim... o equilíbrio em tudo. Esse é o padrão de conduta que devemos definir como meta a ser atingida, com esforço persistente e vivência profunda da espiritualidade legítima, sem a qual jamais nos sentiremos verdadeiramente felizes. Todas as potências humanas devem ser respeitadas e atendidas, como a manifestação sexual, por exemplo. Mas é fundamental estabelecer uma hierarquia de nossas premências, a fim de que não descambemos para o precipício dos excessos ou para o desfiladeiro das castrações.

O equilíbrio em tudo, voltamos a enunciar, na medida em que colocamos todas as expressões de nossa humanidade a serviço do que somos em essência: um espírito imortal, fadado à felicidade e à perfeição relativa por sábia e misericordiosa delegação divina.

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 6 de novembro de 2016.


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Acompanhe-nos no Facebook 


Nenhum comentário:

Postar um comentário