quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Sem sobressaltos





Por Sergio Santana

Creio que a grande mensagem a pais e professores seja a do amor incondicional por seus filhos e discípulos, ensinando e servindo sempre ao propósito de lhes propiciar crescimento intelecto-moral, não importando quão gratos demonstrem ser, nem se correspondam a suas expectativas de tutores ou mentores. (*)

Pais podem enfrentar situações bastante delicadas diante de certas provocações das crianças. Os pequenos estão em contato com muitas descobertas, em torno e dentro de si, o que os fazem seres naturalmente curiosos, desejosos de vivenciar as novas experiências que a vida lhes revela a cada dia.

Para os genitores, professores, e todos aqueles que se envolvem mais diretamente com a educação dos jovens, a recomendação endossada por psicólogos e estudiosos, é tratar as questões mais palpitantes com a maior naturalidade possível. Reações abruptas podem gerar sustos com potencial para se tornarem verdadeiros traumas. Sem sobressaltos, tranquilamente, o adulto deve tomar providências no sentido de desviar a atenção de seu pupilo para os assuntos mais lúdicos, comuns à sua idade. Agindo assim, estaremos cumprindo com maior acerto nosso papel educativo.


Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 4 de dezembro de 2016.


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Acompanhe-nos no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário