terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Cuidado essencial





Por Sergio Santana

O próximo mais próximo é o si mesmo. Portanto, ao Jesus dizer: “Amar ao próximo como a si mesmo”, como regra fundamental de espiritualidade, fazia alusão direta à necessidade do zelo de si, da autoestima, do autorrespeito, do autocuidado.. (*)

Seguindo seus protocolos de segurança, as empresas aéreas informam aos seus passageiros que, em caso de emergência, os adultos que acompanham crianças devem primeiramente colocar suas próprias máscaras de oxigênio, para só depois protegerem os seus pequenos com o dispositivo. O motivo é simples: se não garanto de pronto a minha respiração, podendo vir a sofrer um desmaio, como consequência, não poderei socorrer aquele que depende de minhas forças.

Levemos esse raciocínio para outras áreas de nossas vidas. O Nosso Mestre e Senhor Jesus ensinou que deveríamos amar os nossos irmãos como a nós mesmos. Sem a devida atenção para com as nossas premências no campo do essencial, não nos acharemos em situação favorável para prestar auxílio aos que nos rodeiam.

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 18 de dezembro de 2016.


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Acompanhe-nos no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário