terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Muita informação... pouca reflexão!





Por Sergio Santana

Ser cético, contudo, não é ser um negador, um descrente, mas sim um pensador arguto, alguém que, por mais ponderado e lúcido, maduro e esclarecido, não tem pressa de formular conclusões a respeito de nada, porquanto sabe que a pressa corrompe os melhores métodos do pensar correto. (*)

Na TV, pelo computador, através do celular... uma quantidade colossal de informações chegando a todo momento. Se resolvemos buscar por elas, o caminho costuma ser bem rápido e simples, tudo ao alcance de alguns cliques ou de poucas teclas pressionadas. Uma questão, contudo, se apresenta, exigindo especial atenção de nossa parte: que fazer com tantos dados? Claro que boa parte do conteúdo será assimilado na forma de conhecimento geral, ampliando a cultura e instrução do indivíduo, mas, de que modo nos apropriamos de tudo isso a fim de nos tornarmos pessoas mais lúcidas, mais sábias?

Jamais negaríamos a importância de se estar bem informado. É um dever de todo indivíduo que queira acompanhar o progresso. Todavia, que não nos percamos num emaranhado de notícias sem aproveitarmos o material para dar ensejo ao “pensar correto”, não nos restringindo ao acúmulo de dados, mas envidando esforços para vislumbrar significados e intuir propósitos!

Reflexão propiciada na palestra pública do Instituto Salto Quântico, em 22 de janeiro de 2017.


Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

Acompanhe-nos no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário