terça-feira, 20 de outubro de 2020

Valorizando o essencial



“Trata-se de um refinamento da inteligência e da maturidade psicológica o enxergar motivos de otimismo, esperança e gratidão, em meio às naturais crises e vicissitudes da condição humana, sem perder de vista, evidentemente, a perspectiva pragmática da responsabilidade pessoal, no sentido de mobilizar recursos para solucionar problemas ou, mais além: criar circunstâncias favoráveis à manifestação dos próprios talentos, vocações e caminhos para a autorrealização profunda e, quanto possível, completa..”

Trecho de: “Gratidão, inteligência e felicidade”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

-------------------

Valorizando o essencial

por Sergio Santana

Há tanto pelo que agradecer, tantas coisas pelas quais nos alegrarmos! Das pequeninas ocorrências do dia a dia aos grandes acontecimentos em nossas existências, a postura de reverência e gratidão à Providência Divina a Quem tudo devemos, constitui um dever de consciência.

Existe, todavia, uma lamentável tendência em nós, criaturas humanas, em não valorizarmos aquilo que julgamos ser uma conquista inalienável, esquecendo-nos de que os eventos da vida não obedecem aos nossos caprichos, e sim a uma perfeita Orquestração Divina que a tudo conduz para que haja aprendizado e crescimento.

Assim, que vasculhemos o imo de nossos corações, a fim de identificarmos o quanto temos nos dedicado a valorizar a preciosidade da vida em todas as suas expressões. Deus, sabedoria e justiça infinitas, nos permite facear os frutos de conquistas e também das perdas, para que possamos galgar patamares cada vez mais elevados de lucidez, paz e felicidade genuína.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar, realizada em 4 de outubro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário