segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Decepções



“Importa que cada um veja, em si, o que precisa ser modificado, ao reverso de procurar falhas alheias, porque, proporcionalmente ao grau de consciência e ao histórico pessoal de facilidades ou dificuldades que cada um porte, muito frequentemente os acusadores têm muito menos direitos que os acusados.”

Trecho de: “Diálogo sobre abusos de poder”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia-Aspásia

-------------------

Decepções
por Sergio Santana

À medida que ampliamos a proximidade com as pessoas com as quais interagimos, poderemos nos perceber em duas experiências distintas: a feliz descoberta de afinidades ou a vivência desagradável de pequenas e grandes decepções. Tais ocorrências constituem fenômeno muito comum nos relacionamentos interpessoais

Uma obviedade de que muitas vezes não nos damos conta, entretanto, é de que não apenas sofremos decepções, como também nos fazemos seus agentes causadores. Sim, racionalmente, todos(as) sabemos disso, mas quantos(as) de nós nos dedicamos realmente a refletir acerca dos efeitos do que fazemos e dizemos sobre os sentimentos das pessoas em nossa volta? Esta é uma reflexão de bastante relevância para nosso crescimento interior, uma vez que nos auxilia a sermos mais compreensivos(as) com os erros alheios e menos complacentes com as nossas próprias falhas.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar.
2 de agosto de 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário