quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Acima da inteligência



“Criaturas que se deixam fascinar pelos sofismas do intelecto, distanciadas do núcleo de seus corações, da empatia e da compaixão, que as preservariam da psicopatia e da rebelião, consomem amiúde séculos, quando não milênios, em dolorosíssimos ciclos de reaprendizado e refazimento de rotas, após desastres cármicos em que incorreram, em que despencaram, em que se desesperam…”

Trecho de: “Quedas pela inteligência ou pelo coração”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Gustavo Henrique

-------------------

Acima da inteligência
por Sergio Santana

A inteligência é bastante valorizada em nosso tempo e, muitas vezes, a colocamos no topo das qualidades que alguém possa apresentar. Mas, será que esta ênfase sobre os atributos intelectuais não se mostra exagerada? Será que não estaríamos ignorando outras virtudes igualmente importantes para a nossa personalidade?

Por óbvio, não fazemos qualquer contestação quanto ao valor relacionado ao desenvolvimento de nosso intelecto, porém nos sentimos no dever de refletir sobre a importância visceral de também nos aprimorarmos moral e espiritualmente. Para efeito de ilustração, lembremos que podemos trabalhar pelo aflorar da inteligência, porém sem jamais colocá-la acima dos princípios da decência.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar, realizada em 3 de outubro de 2021.





Nenhum comentário:

Postar um comentário