segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Franqueza ou silêncio nas horas certas


“Lute a favor da transparência. A hipocrisia, de qualquer ordem, é um cancro a carcomer os tecidos das relações e do caráter humanos.

Em esforço paralelo, exercite diplomacia, psicologia e pedagogia, em suas interações sociais, para que as informações sejam comunicadas, quanto possível, com humanidade.

A verdade pode e deve ser dosada com responsabilidade, a fim de que haja tanto disciplina, para não se falar o indevido, quanto coragem, para se dizer o devido que se teme.”

Trecho de: “Franqueza e diplomacia”

Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Gustavo Henrique

-------------------

Franqueza ou silêncio nas horas certas
por Sergio Santana

Decidir o momento em que devemos falar ou calar não é tarefa tão simples como pode parecer. Exige-nos, em verdade, considerável parcela de discernimento e bom-senso que só a maturidade psicológica nos propicia.

Há momentos apropriados para a franqueza das falas firmes e esclarecedoras, como também os há para o silêncio da resignação ponderada. Assim, cabe-nos o compromisso íntimo de aprender e nos desenvolver sempre mais, a fim de melhor nos posicionarmos frente às experiências da Vida, nas interações que travamos com nossos irmãos e nossas irmãs em humanidade.

Texto produzido com base na palestra pública de Benjamin Teixeira de Aguiar, realizada em 26 de setembro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário